quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Afinal, para que servem as reuniões diárias?


O objetivo principal da prática da reunião diária no Scrum e no XP é o de fornecer um momento para que cada membro da equipe saiba como está o andamento da iteração e se o trabalho está fluindo de acordo com o planejado para o sprint.

Cada membro do time responde a apenas 3 perguntas:

- O que fez ontem?
- O que irá fazer hoje?
- Houve algum bloqueio/impedimento?

As reuniões devem ser rápidas (10 -15 min, em média) e, por isso, são sempre realizadas em pé. Desse modo, evita-se o alongamento desnecessário e improdutivo.

Alguns cuidados, porém, devem ser tomados em sua condução:

- Ela não é uma reunião de prestação de contas com o "chefe". Ela é feita para o time! Deve acontecer todos os dias, no mesmo horário, independente da presença do líder ou qualquer papel parecido (aliás, é um bom termômetro faltar a uma reunião para saber se ela acontece mesmo sem a sua presença - caso você esteja no papel do Scrum Master);

- Não se deve perder muito tempo discutindo os pontos apontados. O objetivo é trazer visibilidade das tarefas e bloqueios para, após a reunião, o líder tomar as medidas necessárias para sua resolução;

- As perguntas não devem ser feitas, apenas as respostas serão dadas. Assim, as respostas são direcionadas a todos e não apenas a quem fez as perguntas.

- O melhor horário para sua realização é pela manhã. Caso seja impossível a realização nesse horário pode ser feita à tarde (sugiro que apenas como última opção).


Essas reuniões são de vital importância para o sucesso de um projeto evolutivo e ágil. A inspeção diária substitui a necessidade de uma documentação mais "pesada" para o projeto. Apenas os artefatos essenciais serão atualizados, como o status das tarefas e o Burndown Chart.

Muitas equipes iniciantes no mundo ágil negligenciam as reuniões diárias. Não caia nessa!

Veja o que diz James Shore:

"você deveria seguir o processo à risca antes de começar a adaptá-lo. Todas as práticas ágeis existem por razões bem fundamentadas. Entenda a essência de cada uma delas para poder, em um momento mais avançado, adaptar o processo à sua própria realidade."


3 comentários:

  1. Aqui no trabalho, as reuniões duram cerca de 1h30 e eu fico sentado, quase deitado na cadeira.

    ResponderExcluir
  2. E o pior é que na maior parte desse tempo ninguém debate nada de construtivo, só amenidades e os velhos problemas de sempre...

    ResponderExcluir
  3. Só enxugação de gelo. Começo a achar que essas metodologias ótimas, em grandes empresas, são utopia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails