terça-feira, 15 de junho de 2010

Toque do Gênio


Na última segunda-feira, estive no seminário da PUC - Design de Software para o século XXI. A palestra principal era de Martin Fowler, um nome que dispensa apresentações. Basta dizer que a maioria dos livros de desenvolvimento de software dos últimos dez anos cita, em alguma medida, seu nome e referencia seu vasto trabalho em áreas como enterprise patterns, agile, TDD, Refactoring, UML e, mais recentemente, Domain Specific Languages (DSLs).


A primeira parte da palestra foi focada em discutir as DSLs, que é o tema de seu último livro (provavelmente sairá em outubro, segundo ele mesmo). Ele mostrou com podemos criar linguagens específicas a um determinado domínio, desmistificando o tema ao provar que estamos diariamente expostos a coisas semelhantes, tais como SQL, Linq, Struts e Hibernate. Esses são alguns exemplos, não de DSLs, mas de algumas ferramentas e linguagens dedicadas a resolver um único propósito. Por outro lado, Java e C# são o que ele chama de general programming languages, usadas para resolver qualquer tipo de problema e em qualquer domínio. O assunto foi quente e deixou a platéia com gostinho de "quero mais". É claro que irei encomendar o livro. -:)

A segunda parte foi mais árida e dedicada a falar sobre REST. Foi uma palestra MUITO técnica (algumas pessoas não faziam a menor ideia do que se tratava) e um pouco cansativa. Ele explicou os quatro níveis de arquitetura REST (0, 1, 2 e 3) e comentou os fundamentos de cada parte. Confesso que pelo que foi explicado, o que implementei até hoje pode ser classificado no máximo como nível 1. Estou precisando "comer um pouco mais de feijão" nesse assunto hehe.

A terceira parte da apresentação foi bem interessante e divertida. Martin mostrou os benefícios da integração contínua e da automação de builds e testes. Nessa parte ele já estava bem à vontade com a platéia e presenteou a todos com seu humor fino e colocações pertinentes. É muito inspirador vermos que podemos chegar a um nível tal de automação que nos permita entregar software para produção em intervalos cada vez mais curtos, podendo até ser diários. Ele comentou brevemente sobre o Cruise, que é uma ferramenta de CI da ThoughtWorks (com versão free, vale à pena verificar).

Por último, Martin abriu para perguntas e respondeu prontamente a todos que tinham questões.

E então, como última pergunta, um iluminado da platéia perguntou ao Martin se ele voaria em um avião que tivesse sido construído utilizando métodos ágeis. Ele calmamente respondeu que temos que, gradativamente, encontrar quais são as fronteiras do desenvolvimento ágil, simplesmente testando os seus limites (obviamente sem colocar a vida de ninguém em risco). Métodos ágeis ganham mais espaço em todo o tipo de projeto e assim tem sido diariamente ao redor do globo. Completou dizendo que não sabia o suficiente sobre aviação para uma resposta mais acurada e terminou contando a seguinte piada:

"Um grupo de alunos havia construído um sistema para determinado avião. 

Perguntaram ao professor desses alunos: - mestre, o senhor viajaria nesse avião?

O professor disse: - viajaria com toda certeza e estaria 100% seguro.

- Mas como o senhor pode ter tanta certeza que o avião não iria cair?

O professor então respondeu: - ora meu caro, se meus alunos fizeram esse sistema, é óbvio que o avião nem irá sair do chão!"

hahahaha

Ele terminou com essa piada e o pessoal foi ao delírio.

Toque do gênio!

3 comentários:

  1. Pena que não consegui vaga para a palestra que parece ter superado todas as espectativas.

    ResponderExcluir
  2. Fala Vini,

    O Martin é sinistro.

    A forma como ele saiu da pergunta "saia justa" do cara foi demais. Só gênio...

    Acho que se me transmitissem todo o conhecimento que ele tem eu teria um derrame na hora hehe

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Foi sensacional mesmo, como você mesmo disse, o Martin dispensa comentários, temos que ser muito gratos a esses grandes nomes da nossa industria pois muitas das coisas mais legais e motivantes que temos hoje surgiram dessas mentes brilhantes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails