quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pesquisa Agile.

Laurie Williams, uma professora da North Carolina State University, vem conduzindo uma pesquisa para descobrir quais as práticas e os princípios que são mais utilizados pelas equipes ágeis.

A pesquisadora também convida os participantes a repensarem os princípios e práticas, propondo sugestões de melhoria (quando aplicável). 


Vejam os cinco princípios considerados mais importantes até o momento:
  1. Our highest priority is to satisfy the customer through early and continuous delivery of valuable software.
  2. Working software is the primary measure of progress.
  3. Deliver working software frequently, from a couple of weeks to a couple of months, with a preference to the shorter timescale.
  4. Build projects around motivated individuals. Give them the environment and support they need, and trust them to get the job done.
  5. At regular intervals, the team reflects on how to become more effective, then tunes and adjusts its behavior accordingly.

E as cinco práticas mais importantes:
  1. Short iterations (30 days or less)
  2. Continuous integration
  3. “Done” criteria
  4. Automated tests are run with each build
  5. Automated unit testing

Você pode conferir as atualizações da pesquisa aqui.

Caso queira participar da pesquisa é só vir aqui.

4 comentários:

  1. Admito estar surpreso com a 3ª prática.
    Sinceramente não esperava ver a definição de "Pronto" como a terceira prática mais importante, a frente de, por exemplo, DDD e Refatoração Constante.
    Por outro lado, é interessante notarmos que as três primeiras práticas são relacionadas a entregas, fato este coerente com os príncipios mais importantes. Ou seja, as práticas mais relacionadas a entregas provavelmente estão no topo da lista por estarem mais alinhadas aos príncipios mais importantes.

    ResponderExcluir
  2. Foi a forma como raciocinei também...

    As práticas de engenharia como TDD, Refactoring e domain modeling são importantes porém, as que focam em entregas frequentes (e em curtos períodos de tempo), são MAIS importantes ainda.

    O interessante é que a pesquisa continua acontecendo, logo esse ranking pode mudar a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  3. Viny, será que o conceito de pronto não está diretamente ligado a "nossa maior prioridade que é satisfazer os clientes"? O que me preocupa é que o tempo passa, o tempo voa e em determinados momentos acabamos atropelando certos conceitos e/ou práticas para "satisfazer" os clientes acima de tudo. Antes que me batam (guardem energia para o Dunga se ele perder a Copa), é óbvio que são eles que nos sustentam, mas quantas vezes nos pegamos abandonando certas práticas quando o projeto chega em um estado crítico? Na minha opinião, a pesquisa demonstra o cenário como ele é, e não como o que sonhamos, como o que consideramos o ideal. Infelizmente. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fala Max,

    Tanto as práticas de engenharia quanto as entregas constantes são fundamentais para equipes realmente ágeis.

    O que a pesquisa está mostrando é a relativa importância de cada coisa.

    Por exemplo: para tornar um time não-ágil mais efetivo a PRIMEIRA coisa que deveríamos fazer é buscar um ritmo constante de entregas. Por isso, a pesquisa está (pelo menos por enquanto) mostrando um resultado coerente, ao dar mais valor às práticas que tornam essa capacidade cada vez mais presente.

    Logo em seguida deveríamos atacar as práticas de engenharia. Elas garantem a qualidade e produtividade (via automação) do desenvolvimento.

    Logo, os times REALMENTE ágeis não precisam abrir mão de boas práticas para resolver problemas de prazo, pelo simples fato de que elas ACELERAM e não retardam o ciclo de entregas.

    Abs,

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails