quarta-feira, 5 de maio de 2010

Agile Project Management


Debates fervorosos acontecem, atualmente, na comunidade de gestão de projetos de sotware. O grande centro das discussões encontra-se na questão sobre qual seria a melhor metodologia a ser aplicada no gerenciamento desses projetos. Devemos seguir as boas práticas do PMBOK ou aplicar uma abordagem ágil, utilizando métodos como Scrum e XP? Minha resposta: devemos sempre adotar o que for melhor para cada projeto em particular.

Não devemos gerenciar projetos no estilo "by the book". Procurar por cartilhas que nos digam exatamente o que fazer é um caminho perigoso e que tem poder de levar um projeto ao fracasso. Um profissional sério deve se aprofundar no conhecimento dos frameworks e metodologias existentes no mercado para, como um médico, diagnosticar um quadro geral e indicar o tratamento mais adequado. É preciso entender a situação primeiro para depois poder traçar uma estratégia coerente, um plano de ação que seja eficaz para o case específico.

E por que não mesclar as técnicas para preencher as lacunas que cada método possui?

Podemos estar gerenciando com foco no PMBOK e mesmo assim aplicar técnicas ágeis como abordagem iterativa, cliente-onsite e reuniões de retrospectivas. Analogamente, podemos utilizar Scrum e aplicar técnicas como gestão de riscos e construção de uma visão para o produto. Conhecer mais ferramentas dá maior poder de escolha para o gestor, evitando vícios como a incessante procura pela "bala de prata" das metodologias, comportamento que engessa a atuação de qualquer profissional (não apenas de gestão).

Sendo assim, independente do método utilizado, há sempre dois pontos que são os mais importantes em qualquer projeto (especialmente os de software): pessoas e comunicação. Qualquer abordagem que priorize os complexos relacionamentos que existem entre os interessados de um projeto, facilitando a comunicação entre os envolvidos e buscando dar mais autonomia e responsabilidade às pessoas tem muito mais chance de terminar com sucesso.

2 comentários:

  1. Fala ai Vinicius viu o curso de Scrum que abriu? Curso de Professional Scrum Developer ( http://scrumdev.com.br/ )

    Abraço

    Eridani

    ResponderExcluir
  2. Fala Eridani,

    O curso é bacana sim!

    Da minha parte estou montando um curso de agile em parceria com o Infnet.

    Aguarde novidades aqui no blog hehe

    abs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails