terça-feira, 16 de março de 2010

Devagar com o Andor que o Santo é de Barro

Recebi vários emails de pessoas que ficaram confusas com meu último post... Muitos acharam que havia uma incoerência em defender uma prática comum no PMBOK - a gestão de riscos- já que sou um estudioso e propagandeador de métodos ágeis de gestão e desenvolvimento de software.

Deixe-me esclarecer melhor: por mais que eu escreva coisas como nesse post aqui, não é a minha intenção desmerecer um trabalho de anos realizado pela comunidade do PMI. Em qualquer método, framework e guia de práticas, sempre haverá pontos positivos e negativos, relativizados de acordo com o contexto de  aplicação em cada organização ou projeto. O próprio Scrum, que sou entusiasta como muitos na comunidade agile, é cheio de lacunas em áreas como engenharia e risco.

O que aprendi é que realmente não existe uma "bala de prata" em processos da área de TI. É preciso conhecer (e estudar) vários deles para obter aquilo que melhor se encaixa ao ambiente em que estamos trabalhando e que irá contribuir para o resultado do negócio.

Logo, por mais que gostemos de Agile, Scrum, XP, Lean e Kanban não podemos ignorar que RUP, CMMI, PMBOK, SWEBOK têm grande valor e que devem ser considerados por qualquer profissional sério da área de software e/ou TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails